Poros Dilatados

08/12/2011 14:12

Poros dilatados são um pequeno incômodo estético que pode ser resolvido com certa facilidade.
Se você tem acne, é provável que ela seja a prioridade. Porém, as espinhas e os poros dilatados têm tratamentos que geralmente podem ser conduzidos ao mesmo tempo, melhorando o aspecto da pele de uma forma geral.
As exceções podem ocorrer durante o uso de retinóides sistêmicos (Roacutan, genérico e similar), retinóides tópicos (Retin-A, Vitanol-A), alguns ácidos em concentrações mais elevadas e algumas outras substâncias. Consulte seu dermatologista para verificar se os produtos ou os procedimentos descritos a seguir, nesses casos, podem ser usados ou feitos por você.
Quem tem poros dilatados?
Geralmente o tamanho exagerado dos poros é relacionado às peles mistas e oleosas. Isso não está errado, mas todos os tipos de pele podem ter poros grandes.
Quais são as causas dos poros dilatados?
- Excesso de oleosidade;
- poluição e acúmulo residual de cosméticos;
- incrustação de cravos;
- mudanças na estrutura da pele causadas pelo envelhecimento.
Como tratar?
Algumas pessoas têm mais tendência a ter poros grandes do que outras. Seguir um programa regrado para resolver esse problema não é uma garantia, mas vai ajudar bastante.
Então, para reduzir o tamanho dos poros:
1º) Procure fazer limpezas de pele regularmente com um esteticista.
2º) Faça esfoliação periódica da pele com produtos específicos, mas jamais exagerada.
3º) Use produtos com a função de diminuir os poros como alguns adstringentes, tônicos, BB creams (leia este post sobre os BB creams), primers (também chamados pré-bases), hidratantes, máscaras e seruns.
4º) Use protetor solar todos os dias para evitar o envelhecimento precoce.
5º) Se possível, programe-se para fazer um peeling junto a um profissional.